Segunda-feira, 19 de Novembro de 2007

Casa de Santa Maria


A Casa de Santa Maria, adquirida pela Câmara Municipal de Cascais à família Espírito Santo em Outubro de 2004, é uma construção de 1902 e constitui uma das mais emblemáticas obras do arquitecto Raul Lino, que iniciou a sua carreira precisamente no concelho de Cascais, projectando uma série de casas para alguns amigos. Indissociável da paisagem de Cascais, no conjunto que forma com o Farol de Santa Marta e o Museu Conde de Castro Guimarães, esta casa está também ligada à vivência desta vila de pescadores, que entra na história como retiro preferido de reis e aristocratas exilados, vítimas das grandes convulsões políticas que abalaram o século XX.


Por volta de 1917, a propriedade foi vendida ao engenheiro José Lino
Júnior, irmão mais velho do arquitecto Raul Lino.


Mais tarde, em 1925, a casa foi adquirida pela família Espírito Santo, que nela recebeu a visita de personalidades ilustres, como a Grã-duquesa Carlota do Luxemburgo e a sua família, os Condes de Barcelona, o Rei Umberto II de Itália, os Duques de Windsor, entre outras.




Projectada em comprimento, a Casa de Santa Maria é constituída por uma sucessão de compartimentos, resultado de um exercício de crescimento bem idealizado. No seu interior destaca-se a articulação de uma série de elementos, ressaltando um elevado número de azulejos figurativos e de padrão, tanto de iconografia campestre como religiosa, e o tecto de madeira pintado a óleo, que foi adaptado à sala de jantar. A existência de tão rica e diversificada colecção de azulejos – painéis como a Purificação de Nossa Senhora, a Fuga para o Egipto, a Virgem com Jesus e São João Meninos, a Circuncisão, Jesus entre os Doutores, Nossa Senhora costurando e os tectos de madeira pintados – revelam uma valia patrimonial indiscutível, visto tratar-se de repertório artístico do barroco português.


Num futuro breve, a Câmara Municipal de Cascais pretende adaptar a Casa de Santa Maria à evocação da memória de Raul Lino, um dos arquitectos portugueses mais importantes do século XX, e à temática da arquitectura de veraneio, englobando referências a outros arquitectos e artistas que tiveram influência na imagem arquitectónica do concelho.


Actualmente, a Casa de Santa Maria tem patente a exposição “A Casa de Santa Maria, Raul Lino e Cascais”, que deu igualmente origem a um catálogo, para o qual colaboraram especialistas no estudo da obra de Raul Lino e da arquitectura portuguesa do século XX. O espaço acolhe regularmente conferências e apresentações de livros, bem como a realização de exposições temporárias e cursos livres.


Contactos:

Rua do Farol de Santa Marta
2750-341 Cascais
Telefone: 214815382
Telemóvel: 912414743
E-mail: dmus@cm-cascais.pt

 

Horário: 3ª feira a domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Visitas guiadas para grupos (máximo de 25 pessoas) mediante marcação pelo telefone: 214815382


publicado por projectocascais às 12:33
link do post | comentar | favorito

.mais sobre nós

.pesquisar

 

.Novembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
20
22
23
24

25
27
28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Casa Seixas

. Forte Velho do Guincho

. Marégrafo de Cascais

. A nossa agenda de Novembr...

. CCC - Centro Cultural de ...

. Auditório Fernando Lopes-...

. Casa de Santa Maria

. Farol - Museu Santa Marta

. Biblioteca Municipal de C...

. Moinho de Armação Tipo Am...

.arquivos

. Novembro 2007

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub